O Politécnico de Santarém acolheu, a 24 de setembro, a sessão de kick-off do projeto TransCoTec Plus, uma iniciativa conjunta dos Politécnicos de Portalegre, Tomar e Santarém, que visa capacitar profissionais e estudantes em novas tecnologias e metodologias de inovação, reforçando a ligação entre o meio académico e empresarial.
A sessão contou com a presença de João Moutão, Presidente do Politécnico de Santarém e João Coroado, Presidente do Politécnico de Tomar, e dos coordenadores do projeto nas três instituições: Artur Romão (IPPortalegre), Olinda Sequeira (IPT) e João Samartinho (IPS).
Liderado por Olinda Sequeira, do IPT, o TransCoTec Plus tem como missão a promoção da inovação empresarial através da partilha de conhecimento e experiências, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e nacional. O projeto foi aprovado no âmbito do Programa COMPETE2030 – Inovação e Transição Digital e é cofinanciado pelo FEDER, representando um investimento global de 719.243,22 €, dos quais 242.431,70 € são atribuídos ao Politécnico de Portalegre.
Com início a 1 de junho de 2025 e término previsto a 30 de maio de 2027, o TransCoTec Plus está alinhado com a Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI) e com as políticas europeias de inovação e desenvolvimento tecnológico.


