O Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do IPPortalegre participou numa visita de Benchmarking, que se realizou nos dias 18 e 19 de março, à Universidade de Vigo. Este convite partiu do Coordenador do Gabinete de Emprego e Empreendedorismo, Alejandro Martinez, desta universidade, e teve origem na participação do IPPortalegre no 7º Encontro de Gabinetes de Saídas Profissionais.

Nesta visita os participantes tiveram oportunidade de contactar com as melhores práticas facilitadoras de inserção dos alunos no mercado de trabalho, sempre com o sentido de dar resposta às necessidades da envolvente empresarial.

No seio da rede EURES, a Universidade de Vigo, a Universidade do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, organizam a Feira de Emprego Virtual, onde são carregadas milhares de ofertas de emprego, por empresas da região, procurando sempre uma estreita relação entre a universidade e a comunidade empresarial. Em forma de complemento, esta rede organiza ainda a FINDE.U, Feira de Emprego Internacional, onde os alunos das diferentes universidades concorrerem às mesmas ofertas de emprego.

Durante a visita os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a incubadora de empresas da Universidade, que conta com cerca de 20 empresas, que na sua totalidade empregam mais de 350 colaboradores.

Esta visita foi muito útil nas duas áreas em que o GEE opera, no sentido de conseguir trazer para o IPPortalegre novas metodologias, de forma a inovar nas suas ações.