Politécnico de Portalegre participa, em conjunto com a toda a Rede Politécnica, no desenvolvimento de um programa de co-criação e inovação que une estudantes/empreendedores, empresas/organizações e docentes.

O projeto tem como objetivo a co-criação de Inovação com equipas multidisciplinares de estudantes do ensino superior – Millennials, empresas e professores que são os “facilitadores” do processo de co-criação de inovação.

As equipas de cocriação de inovação são constituídas por 6 estudantes de diversas áreas disciplinares, 1 ou 2 pessoas da empresa e o facilitador (docente), que reúnem semanalmente e trabalham os casos reais/desafios das empresas, numa perspetiva de apresentação de sugestões, de orientação estratégica futura.

O processo de co-criação de inovação promove de forma conjunta a geração de ideias, a criatividade e a co-criação de inovação, com envolvimento em simultâneo e em espaço próprio, de jovens estudantes, do tecido empresarial e docentes do ensino superior, que são atores facilitadores da implementação deste processo.

O projeto tem a duração de 3 anos, com o investimento global de cerca de 8,5 milhões de euros, sendo 3 milhões financiados pelo POCH e 5,5 milhões pelo COMPETE.

No Politécnico de Portalegre vão realizar-se 6 edições de formação, ao longo dos 3 anos de duração do projeto, pretendendo atingir 60 docentes, 48 casos de cocriação, 90 ideias de negócio, 500 estudantes e 60 empresas.

Reunião de coordenação