Foi inaugurada, a 25 de novembro de 2015, a BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, uma incubadora de ideias e negócios.

A BioBIP  é uma nova estrutura de apoio e de fomento do Empreendedorismo e da inovação empresarial, que nasceu pela mão do Instituto Politécnico de Portalegre e está  vocacionada para a incubação de empresas de base tecnológica relacionadas com as áreas formativas do Instituto Politécnico de Portalegre ou com os recursos da região. Este projeto que agora inicia potencia o espírito empreendedor, promove ideias e facilita o crescimento de ideias de negócio, quer apoiando individualmente cada um dos projetos, quer reforçando as sinergias entre os projetos incubados, proporcionando condições privilegiadas através de serviços de suporte.

Este espaço que se irá desenvolver com os projetos apresentados pelos promotores incubados reúne todas as condições para dar o apoio necessário ao crescimento sustentável de ideias de negócio, aproveitando também da proximidade e interligação com a Comunidade Académica do Politécnico de Portalegre.

Esta incubadora de empresas e projetos permite, também, apoiar os diplomados do Politécnico de Portalegre, dando-lhes as melhores condições para desenvolverem as suas ideias de negócio e os seus projetos.

O espaço BioBip reúne, ainda, outra área de apoio ao empreendedorismo e à inovação:  o Centro de Bioenergia – BioBIP Energia.

O “BioBIP  Energia“ é um Centro de experimentação semi-industrial, à escala piloto, com apoio laboratorial, de tecnologias na área da bioenergia, com utilização de áreas na nave industrial.

A BioBIP tem diferentes formas de incubação, tais como a pré-incubação, incubação física, espaço em Cowork e Incubação Virtual. Pretende-se, ainda, apoiar as empresas e projetos criados no espaço da Incubadora BioBip com o apoio empresarial necessário.

Este é um espaço que já se encontra totalmente apto a receber os promotores e a apoiar os seus projetos inovadores. A inauguração oficial aconteceu a 25 de novembro de 2015 – dia do Instituto Politécnico de Portalegre.

Mais informações e contactos podem ser obtidos em www.biobip.pt.